Mensagem

Juntos já fizemos tanto Por Braga

Em 2013 prometi a todos os Bracarenses que o nosso Concelho ia iniciar um novo período de prosperidade, de cosmopolitismo e de inovação que enriquecesse a nossa magnífica história bimilenar. Agora que já ultrapassamos mais de metade deste ciclo e que estão consumadas muitas das ambições com que nos comprometemos, venho pedir aos Bracarenses mais quatro anos de confiança para abraçar novos desafios e projetos que darão sequência ao muito trabalho já realizado.

As próximas eleições autárquicas são fundamentais para permitir a concretização de múltiplas realizações, umas de cariz infraestrutural (muitas já iniciadas), outras de caráter imaterial, mas igualmente importantes para o bem-estar dos cidadãos e/ou para a projeção do nosso Concelho. Mas este não é ainda o tempo para falar do futuro. Sempre fui adepto da transparência e sou fiel ao compromisso que assumi de prestar sempre contas pelo trabalho efetuado.

E, Juntos, já fizemos tanto por Braga.

Nesta edição, prestamos contas do trabalho efetuado nos últimos quatro anos e dos projetos que concretizámos, em linha com o que estava no nosso programa eleitoral nas Eleições de 2017. Foram imensos os projetos que terminámos para o bem-estar dos nossos cidadãos, como o Parque Desportivo da Rodovia, o Altice Fórum Braga e a renovação do Mercado Municipal, três projetos que criaram novas centralidades para a nossa cidade.

Apostámos decisivamente na sustentabilidade e na elevação dos padrões de qualidade de vida dos Bracarenses. A renovação da frota dos TUB e a compra de autocarros elétricos, a valorização do Monte Picoto e do Parque das Camélias, o lançamento das intervenções nas praias fluviais, os investimentos no parque escolar ou a melhoria dos espaços públicos por todo o concelho certamente contribuíram para títulos como a Cidade Portuguesa Mais Feliz e a quinta europeia pelo Eurobarómetro ou o top três de cidades com mais qualidade de vida pela Deco. Braga terminou ainda com a recolha do lixo porta a porta, com a contentorização que chegou a todo o concelho.

A aposta no desenvolvimento económico da cidade criou também condições para Braga se tornar num dos concelhos mais exportadores do país, criando consecutivamente mais emprego na cidade desde 2013 até ao início da pandemia. O boom turístico da cidade foi também uma aposta concertada, conseguindo em 2021 obter o titulo de Melhor Destino Turístico Europeu. Mais do que um prémio, isto permitiu dar a conhecer Braga além-fronteiras com a publicidade obtida e que não deixará de trazer imensos turistas ao nosso concelho no período pós pandémico.

Mas estes últimos quatro anos nem sempre fáceis, principalmente devido à pandemia do Covid-19, uma calamidade que mudou radicalmente o curso da história da humanidade nestes últimos dois anos. Obviamente vários foram os projetos e iniciativas que ficaram em suspenso. Tem sido um período onde o Executivo teve de redirecionar a sua ação para o combate à pandemia, num trabalho colaborativo com as autoridades de saúde e do governo, mas também com as instituições públicas e privadas de Braga. Atuamos de forma rápida e ativa para minorar os seus efeitos, sobretudo nas camadas mais vulneráveis da população.

Hoje, sabemos o que fizemos e o que ainda falta fazer.

E, como sempre,
Seguimos Juntos por Braga!